Histórico da Semana
Conheça as programações das Semanas anteriores:
I Semana de Geografia da Unicamp (25 a 27 de outubro de 2005) — Outras geografias possíveis
As atividades ocorreram na sala MD-02, exceto a conferência do prof. Aziz, feita no Centro de Convenções. Os filmes foram exibidos em salas da EB e as discussões aconteceram no CACT.
-
Terça, 25/10 – A conferência de abertura, às 9h, teve o tema “A Geografia da Unicamp” e foi proferida pela Profa. Dra. Maria Tereza Duarte Paes, que teve papel ativo na criação do curso de graduação de Geografia da Unicamp, no final da década de 1990. Às 14h, a Profa. Dra. Juleusa Maria Theodoro Turra, da PUC-Campinas, ministrou palestra sobre “A necessidade do conhecimento geográfico para a Região Metropolitana de Campinas”. À noite, com início às 19h, aconteceu a mesa-redonda com o tema “Epistemologia, humanismo e cultura: perspectivas geográficas”, mediada pela Profa. Tereza Paes e com participação do Prof. Dr. Elvio Rodrigues Martins (USP), do Prof. Dr. Wenceslao Machado de Oliveira Jr. (FE-Unicamp) e de Eduardo José Marandola Jr. e Julia Santos Cossermelli de Andrade, então doutorandos na Unicamp e na USP. Às 12h e às 17h, foram exibidos os filmes A Corporação (2003) e Encontro Fatal: September Tapes (2004).
-
Quarta, 26/10 – Às 9h, café-da-manhã com exposição de trabalhos e discussão entre os alunos da graduação e da pós da Geografia. Às 12h, foi exibido o filme A revolução não será televisionada (2003). Às 14h, houve palestra de lançamento do livro “Território e regulação: espaço geográfico como fonte material e não-formal do direito”, do Prof. Dr. Ricardo Mendes Antas Jr., da UNIFIEO. Às 16h, o Prof. Dr. Aziz Nacib Ab’Sáber proferiu conferência sobre “O papel da Geografia nos processos de planejamento”. Às 19h, na MD-02, mesa-redonda com o tema “Os caminhos do planejamento ambiental: uma análise da produção de EIA-RIMAs” mediada pelo Prof. Dr. Francisco Sergio Bernardes Ladeira (IG) e com participação da Profa. Dra. Arlete Moysés Rodrigues (IG) e do Prof. Dr. Gustavo Oliveira Coelho de Souza (PUC-SP).
Planejar inclui conhecimento amplo e diversidade do país “Planejar inclui arte e ciência: muita ciência e alguma arte. Para isso, o planejador precisa de método”, defendeu o geógrafo Aziz Ab’Saber em palestra realizada durante a “I Semana da Geografia”, evento organizado por estudantes do Instituto de Geociências da Unicamp (Campinas-SP). Leia mais.
-
Quinta, 27/10 – Às 9h30, espaço de diálogo sobre o curso de Geografia da Unicamp; às 12h, exibição do filme Machuca (2004); às 14h, mesa-redonda sobre “O geógrafo e saúde pública no Brasil” mediada pelo Prof. Dr. Marcos César Ferreira (IG), com o Prof. Dr. Carlos Roberto Silveira Corrêa (FCM-Unicamp) e o Prof. Dr. Roberto Luiz do Carmo (Nepo-Unicamp). Após o happy hour, a Profa. Dra. Ana Fani Alessandri Carlos (USP) fez a conferência de encerramento com o tema “A dimensão social da cidade”.
II Semana de Geografia da Unicamp (24 a 26 de outubro de 2006) – Entre o espaço público e o privado
As atividades foram realizadas na sala MD-02, com exibição de filmes no CACT.
-
Terça, 24/10 – Às 9h30, o Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta, então diretor do IG, faz a abertura da semana, seguida, às 10h, pela palestra “Diretrizes geográficas para a análise do espaço público”, proferida pelo Prof. Dr. Marcio Antonio Cataia (IG); às 12h, exibição de filmes sobre o MST; às 14h, palestra com o tema “Uso do território pelos movimentos sociais”, feita pelo Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes (Unesp-Presidente Prudente); às 19h, mesa-redonda sobre “Uso do território como resistência, com a Prof. Dra. Larissa Mies Bombardi (PUC-Campinas), Luis Henrique Leandro Ribeiro (IG) e Erlei Roberto de Melo, o Aliado G do grupo de hip-hop Faces da Morte.
-
Quarta, 25/10 – Às 9h30, palestra com o tema “O controle privado dos meios de comunicação e as mídias alternativas como movimento de contra racionalidade”, proferida pelo Prof. Dr. Antonio Martins; às 12h, exibição de filme sobre uma ocupação em Goiânia; às 14h, mesa-redonda sobre “Regulação: Uma análise da universalização dos serviços públicos no território” com o Prof. Dr. Ricardo Mendes Antas Jr. (UNIFIEO), Prof. Dr. Claudio Schuller Maciel (IE-Unicamp) e o Msc. Fábio Tozi (USP). Às 19h, no CACT, oficina “Manifestações artísticas no espaço público” com hip-hop, som, dança e grafite — um deles ainda permanece nas paredes da antiga sede do CACT.
-
Quinta, 26/10 – Às 9h30, mesa-redonda com o tema “Universidade: o limite entre o público e o privado” com a Prof. Dra. Maria Aparecida Affonso Moysés(FCM-Unicamp, ex-presidente da Adunicamp) e o Prof. Dr. Roberto de Alencar Lotufo (FEEC-Unicamp, diretor da INOVA); às 12h, exibição de filme sobre o movimento zapatista; às 15h, espaço de diálogo; às 19h, palestra de encerramento sobre “Espaço marítimo” com o Prof. Dr. Antonio Carlos Robert Moraes(USP).
III Semana de Geografia da Unicamp (16 a 18 de outubro de 2007) – Um projeto para o Brasil: o território em foco
Não encontramos informações
IV Semana de Geografia da Unicamp (20 a 23 de outubro de 2008) – Pensando a América Latina
América Latina é tema em Semana da Geografia da Unicamp. A América Latina está sob os olhares de geógrafos participantes da 4ª Semana da Geografia da Unicamp, que acontece até quinta-feira (23), no prédio da Engenharia Básica e no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. O objetivo do evento, de acordo com o graduando em geografia Fábio Rocha, é permitir uma análise crítica sobre o continente latino-americano a partir da opinião de várias vertentes da geografia. “O tema América Latina permite a integração de vários pontos de vista da geografia, seja da geografia humana, da geografia física e outras áreas”, explica.
-
Segunda, 20/10 — Exibição, às 14h, na EB, do curta-metragem ¿Onde Está América Latina?. Às 19h, no auditório da BC, aconteceu a conferência da Profa. Dra. María Mónica Arroyo (USP) com o tema “Por uma Geografia latino-americana”.
-
Terça, 21/10 — Às 14h, na sala MD-02, ocorreu mesa-redonda com o tema “Desafios urbanos às metrópoles latino-americanas”, da qual participaram a Profa. Dra. Maria Tereza Duarte Paes (IG-Unicamp), Mariana de Azevedo Barretto Fix, doutoranda do IE, e a Profa. Dra. Catia Antonia da Silva (UERJ). Às 19h, no auditório do IEL, o Prof. Dr. Carlos Antônio Brandão (IE-Unicamp) proferiu conferência intitulada “A necessidade de diálogo entre a Geografia crítica e a Economia Política no tratamento das temáticas do território e do desenvolvimento”.
-
Quarta, 22/10 — Às 14h, na EB-02, a Profa. Dra. Lucí Hidalgo Nunes (IG-Unicamp) e o Prof. Dr. Francisco de Assis Mendonça participaram da mesa-redonda “Clima e planejamento urbano na América Latina”. Às 19h, no auditório do IEL, a Profa. Dra. Lia Osório Machado (UFRJ) fez conferência com tema “Redes ilegais na América Latina”.
-
Quinta, 23/10 — Após a apresentação de trabalhos nos Espaços de Diálogo Geográfico, na EB, pela manhã, às 14h, o Prof. Dr. Claudio Antonio Gonçalves Egler(UFRJ), o Prof. Dr. Fábio Betioli Contel (USP) e a Profa. Dra. Glória Maria Jimenez González (UnB) compuseram a mesa “Redes de integração da América Latina”. À noite, às 19h, o Prof. Dr. Armem Mamigonian encerrou o evento com a conferência “Reflexões sobre o futuro da América Latina”.
-
Também foram ministrados, nas manhãs de terça e quarta, os minicursos “Geopolítica dos recursos energéticos na América Latina”, com a Profa. Dra. Claudete de Castro Silva Vitte; “Elaboração de cartas-imagem e seu uso no Ensino de geografia”, com o Prof. Dr. Lindon Fonseca Matias; “Análise ambiental e planejamento em zonas costeiras”, ministrado pela Profa. Dra. Regina Célia de Oliveira; e “Pensando os sentidos do tempo em Geografia”, com Eduardo José Marandola Jr. (NEPO-Unicamp).
V Semana de Geografia da Unicamp (13 a 16 de outubro de 2009) – A crise e o território em questão
As atividades foram realizadas na sala MD-02, no prédio da Engenharia Básica. Semana de Geografia debate crise econômica. Especialistas de todo o Brasil se reúnem no Instituto de Geociências (IG) da Unicamp até esta sexta-feira (16), para a 5ª edição da Semana de Geografia da Unicamp (Segeo), organizada pelo Centro Acadêmico de Geografia e Ciências da Terra (CACT). O evento tem como tema “A crise e o Território em Questão” e aborda as relações entre os problemas gerados pela crise econômica mundial, que teve seu ápice em 2008, e a questão territorial.
-
Terça, 13/10 — Após uma sessão especial do antigo CineCACT, às 14h, a Profa. Dra. Arlete Moysés Rodrigues (IG-Unicamp) e o Prof. Dr. Plínio Soares de Arruda Sampaio Jr. (IE-Unicamp) abriram a Semana de 2009 com a mesa-redonda “As facetas da crise do capital e o território”;
-
Quarta, 14/10 — Às 14h, aconteceu a mesa-redonda “Crise e degradação ambiental no Brasil” [foto acima] com a participação do Prof. Dr. João Márcio Palheta da Silva (UFPA) e o geólogo Heitor Pereira Alves Filho (Petrobrás). À noite, às 19h, o Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP) falou sobre “A crise agrária: perspectivas para o campo brasileiro”.
-
Quinta, 15/10 — Às 14h, foi realizado o espaço de discussão com a AGB Seção Campinas sobre “Formação profissional e a atuação do geógrafo”. Às 19h, a Profa. Dra. Regina Célia Bega dos Santos (IG-Unicamp) e a Profa. Dra. Ester Limonad (UFF) participaram da mesa “Por que a crise é urbana? “.
-
Sexta, 16/10 — O encerramento da Semana ficou por conta do Prof. Dr. Marcelo José Lopes de Souza, com conferência intitulada “Sobre crises e desilusões: a Geografia brasileira e a ressaca do neoliberalismo e do pós-modernismo”.
-
Na quarta e na quinta, pela manhã, foram ministrados os mini-cursos: “Como mentir com mapas: desvendando o caráter ideológicos dos mapas”, com o Prof. Dr. Lindon Fonseca Matias (IG-Unicamp); “A Geografia e a Legislação Urbana: mudanças no ordenamento espacial das cidades brasileiras”, com o Prof. Msc. Cristiano Silva da Rocha Diógenes (doutorando do IG); e “Mulher, trabalho, crise e território”, com Mariana Jafet Cestari ( então mestranda do IEL-Unicamp e militante do movimento feminista).
VI Semana de Geografia da Unicamp (18 a 21 de outubro de 2010) – Grandes projetos e planejamento territorial no Brasil contemporâneo
As atividades foram realizadas no auditório do Instituto de Economia (IE).
-
Segunda, 18/10 — Às 19h, a Prof. Dra. Rosa Moura (IPARDES), proferiu conferência sobre o tema “Grandes projetos urbanos e planejamento territorial”. O texto foi posteriormente publicado na primeira edição do Boletim Campineiro de Geografia.
-
Terça, 19/10 — Às 14h, foi realizada a mesa “Grandes projetos de infraestrutura, meio ambiente e disputas territoriais”, com a participação da Profa. Dra. Regina Célia de Oliveira (IG-Unicamp), Leonardo Ribeiro Teixeira (Ibama de Caraguatatuba e doutorando do Nepam-Unicamp) e Leonardo Bauer Maggi, integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Às 19h, o Prof. Dr. Marcelo Weishaupt Proni (IE-Unicamp) falou sobre “Megaeventos esportivos e o território brasileiro”.
-
Quarta, 20/10 — Às 14h, o Prof. Dr. João Sette Whitaker Ferreira (FAU-USP), a Profa. Dra. Júlia Santos Cossermelli de Andrade (Centro de Estudos da Metrópole) e Anderson Kazuo Nakano (Instituto Pólis) participaram da mesa “Alternativas e resistências aos grandes projetos urbanos” e, às 19h, o Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves (IG-Unicamp), Maurício Thesin, da Emdec, e Vitor Dell Ducas, aluno de graduação do IG e professor da rede pública, falaram sobre “Planejamento urbano e ensino de Geografia: experiências, propostas e possibilidades”.
-
Quinta, 21/10 — Às 14h, foram realizados os Espaços de Diálogo Geográfico (EDGs), com apresentação e discussão de pesquisas desenvolvidas por estudantes do IG e de outras instituições. Posteriormente, foram publicados online os anais do evento (confira). O Prof. Dr. Fabio Betioli Contel encerrou a Semana às 19h com a conferência “Categorias e conceitos geográficos e o entendimento do território brasileiro atual”.
-
Nas manhãs de terça, quarta e quinta, ocorreram ainda três minicursos, ministrados por estudantes de pós-graduação do IG-Unicamp: “O novo planejamento territorial no Brasil e a ação das empresas globais de consultoria”, com Alcides Manzoni Neto; “Climatologia, desastres naturais e planejamento”, com Daniel Henrique Candido; e “Mapeamento da exclusão social e planejamento territorial”, com Ederson do Nascimento.
VII Semana de Geografia da Unicamp (17 a 22 de outubro de 2011) – Para onde vão nossas cidades?
-
Segunda, 17/10 — A Semana de 2011 teve início com conferência da Profa. Dra. Sandra Lencioni (USP), às 19h, na sala PB16, com o tema “A cidade como expressão e centralidade do mundo contemporâneo”. A apresentação do evento também teve falas da Profa. Dra. Adriana Maria Bernardes da Silva, coordenadora de Graduação do IG, do Prof. Dr. André Tosi Furtado, diretor-associado do Instituto, e do discente Gustavo Teramatsu, que representou a Comissão Organizadora.
-
Terça, 18/10 — Às 14h, na sala PB16, o Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves (IG) e a Profa. Dra. Arlete Moysés Rodrigues (IFCH) participaram de mesa-redonda sobre “Urbanização, planejamento urbano e as metrópoles brasileiras”. Às 19h, na PB17, Lúcio Gregori, ex-secretário municipal de São Paulo e idealizador do Tarifa Zero, a Profa. Dra. Flávia Ulian (Fundação Santo André) e André Aranha Ribeiro, da Emdec, secretário municipal de transportes de Campinas desde 14 de fevereiro de 2012, foram ouvidos em mesa-redonda sobre “Fluidez, acessibilidade e mobilidade urbana”.
-
Quarta, 19/10 — Os arquitetos do Grupo Risco André Dal Bó da Costa, Flávio Higuchi Hirao e Kaya Lazarini e a Profa. Dra. Regina Célia Bega dos Santos (IG) participaram da mesa-redonda “Desafios à participação popular na construção da nova cidade”, às 14h, na sala PB16. Às 19h, no auditório II do IFCH, a Profa. Dra. Arlêude Bortolozzi (Nepam), o doutorando do IG e professor Ederson Costa Briguenti (E. E. Ana Rita Godinho Pousa) e o professor José Henrique Antunes de Vasconcelos (Cotuca) foram ouvidos na mesa “Ensino de geografia e novos olhares para a cidade”.
-
Quinta, 20/10 — Durante a tarde, foram apresentados trabalhos nos Espaços de Diálogo Geográfico, em salas do prédio da Engenharia Básica. À noite, na sala PB17, o Prof. Dr. Samuel Frederico (Unesp-Rio Claro) e os doutorandos Daniel Monteiro Huertas (USP) e Silvana Cristina da Silva (IG) participaram da mesa-redonda “Urbanização no front agrícola e as cidades do agronegócio”.
-
Sexta, 21/10 — Às 14h, na sala PB16, foi realizada a mesa-redonda “Redução de riscos e prevenção de desastres ambientais” com a participação da Profa. Dra. Regina Célia de Oliveira (IG), a Profa. Dra. Norma Valêncio (UFScar) e Agostinho Tadashi Ogura, geólogo do IPT. Na mesma sala, às 19h, o Prof. Dr. Carlos Vainer(UFRJ) proferiu a conferência de encerramento com o tema “Utopias urbanas e conflitos sociais: a polis ameaçada”.
-
Sábado, 22/10 — Durante a manhã, foi realizado trabalho de campo no centro de Campinas. O monitor foi Rodrigo Fernandes Silva, mestrando do IG.
-
Minicursos — na terça, 18/10, pela manhã, foram oferecidos os minicursos “Pedologia aplicada ao planejamento ambiental”, por André Luiz de Souza Celarino, Fernanda Aparecida Leonardi e Roberta Marquezi Bueno, e “Inundações e sua relação com Áreas de Preservação Permanente: visão do Poder Público e o uso de geoprocessamento”, por Marina Castellano, Marcelo Fonseca e Ângela Guirao. Na quarta, 19/10, os minicursos continuaram com “Usos corporativos e usos alternativos do território brasileiro”, com Ana Paula Mestre, Silvana Cristina da Silva, Luis Henrique Leandro Ribeiro e Fabricio Gallo e “Problemática ambiental na América Latina em suas diversas escalas geográficas”, por Rolando Cabanillas, Mariana Cisotto, Fabiano Moreira e John Zapata Ochoa. Na quinta, 20/10, os minicursos “Plano diretor: uma experiência de construção participativa”, por Rinaldo Gomes Pinho e o professor Vicente Eudes Lemos Alves, e “Base de dados RAIS/CAGED: aplicações para estudo na Geografia”, por Rodolfo Finatti, encerraram os minicursos.
VIII Semana de Geografia da Unicamp (24 a 28 de setembro de 2012) - Brasil, sexta economia do mundo: aonde queremos chegar?
-
Segunda, 24/9 — A abertura do evento, realizada no auditório da FEC, foi feito pelo Prof. Dr. Lindon Fonseca Matias, pelo Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves e pelo discente Luciano Pereira Duarte Silva. A conferência de abertura foi feita pelo Prof. Dr. Ricardo Antunes (IFCH/Unicamp) com o tema “A nova morfologia do trabalho: crise e alternativas”.
-
Terça, 25/9 — À tarde, a mesa-redonda “A cidade e seus usos atuais: da lógica corporativa às possibilidades de resistência” foi realizada no anfiteatro do IEL e teve como debatedor o estudante Eduardo Sombini. Participaram a jornalista Paula Ribas e a arquiteta Simone Ferreira Gatti. À noite, no mesmo local, na mesa-redonda “A política econômica dos recursos naturais do Brasil”, tivemos a participação dos professores doutores Oswaldo Sevá e Hildebrando Herrmann, com mediação do Prof. Dr. Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha, todos da Unicamp.
-
Quarta, 26/9 — À tarde, nas salas da Engenharia Básica, aconteceram as apresentações nos Espaços de Diálogo Geográfico. À noite, no auditório da DGA, ocorreu a mesa-redonda “Educação e Geografia na sexta potência mundial”, com mediação do Prof. Dr. Rafael Straforini (IG) e participação do Prof. Dr.Rosemberg Ferracini (UFFRJ) e da Profª Drª Núria Hanglei Cacete (USP).
-
Quinta, 27/9 — Às 14h, a mesa-redonda “O imperialismo brasileiro na América Latina”, com mediação do Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves (IG), teve a participação da Profª Drª Angelita Matos Souza e do Prof. Dr. Fabricio Gallo. Às 19h, a mesa-redonda “”O pensamento e a militância de Aziz Ab’Sáber: uma reflexão sobre o papel e os rumos da ciência no Brasil atual”, mediada pela Profª Drª Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, então diretora do IG, reuniu os professores Archimedes Perez Filho e Rui Ribeiro de Campos. As atividades aconteceram no Auditório da FEC.
-
Sexta, 28/9 — No auditório da FEC, às 14h, a Profª Drª Maria Tereza Duarte Paes, então presidente da ANPEGE, coordenou a mesa-redonda “O Brasil no circuito turístico mundial”, que teve a participação dos professores doutores Marcelo Antonio Sotratti (UERJ) e Juleusa Maria Theodoro Turra (PUC-Campinas). No mesmo local, às 19h, o Prof. Dr. José Gilberto de Souza (Unesp-Rio Claro) proferiu a conferência de encerramento intitulada “Protagonismo internacional brasileiro e suas determinações territoriais: uma agenda de pesquisa geográfica”.
-
Minicursos — Foram realizados seis minicursos nas manhãs de terça (25/9) a quinta-feira (28/9). Na terça, ocorreram os minicursos “Federação e território usado: o sistema elétrico nacional e a renovação das materialidades”, com Ana Paula Mestre, Mariana Traldi e Rodrigo Fernandes Silva, e “O tema ‘solos’ na disciplina de Geografia do Ensino Básico”, com Fernanda Aparecida Leonardi e Joseane Carina Borges de Carvalho. Na quarta, foi a vez dos minicursos “Estratégias de preservação ambiental: as unidades de conservação em Campinas”, com Mariana Ferreira Cisotto e Ângela Cruz Guirao; “Geografia Humanista e abordagem fenomenológica”, com Luiz Tiago de Paula e Priscila Marchiori Dal Gallo; e “As formas de comércio e o consumo na (re)produção da cidade contemporânea”, com Cláudio Ressurreição dos Santos. Na quinta, houve também o minicurso ” Geografia em campo: observação, entrevistas e observação participante”, com Tiago Rodrigues Santos.
-
Concurso fotográfico — A vencedora do 1º Concurso Fotográfico da Semana de Geografia da Unicamp, que homenageou o professor Aziz Ab’Sáber, falecido em março de 2012, foi a discente Cibele de Oliveira Lima.
IX Semana de Geografia da Unicamp (11 a 14 novembro de 2013) - Os desafios do fazer geográfico: entre teoria e prática.
Em busca de uma práxis geográfica. A constituição de uma prática verdadeiramente transformadora da realidade deve passar pela conciliação do método geográfico e da ação consequente dos geógrafos. Esse desafio imposto pela complexificação dos processos sociais no atual período é uma preocupação antiga, mas nunca superada, no campo de atuação da Geografia. Deve ser, portanto, objeto de discussão permanente dos estudantes e dos profissionais desta disciplina. Colocando essa importante questão em pauta, procuramos discutir também a atuação dos geógrafos ao lado dos movimentos sociais que perseguem a conquista do direito à cidade, e dos professores de Geografia preocupados com novas práticas educativas, bem como o rigor e a ética necessários aos estudos ambientais e ao planejamento urbano, em que a Geografia em muito contribui para avanços significativos.
A IX Semana de Geografia da Unicamp faz o convite para este debate ainda tão necessário para a ciência geográfica.
-
Segunda, 11/11 - Às 19h, Conferência de abertura com o Prof. Dr. Ricardo Mendes Antas Jr.(USP) e + confraternização (CACT).
-
terça, 12/11, Às 14h , mesa-redonda: O trabalho do geógrafo e o direito à cidade. Como debatedor: Rogério Bezerra da Silva que foi secretário da AGB-Campinas (2006-2008) e é autor do livro “Pólo e Parque de Alta Tecnologia: O Mito de Campinas” (Editora RG, 2010), além de assessor do vereador Pedro Tourinho, em Campinas, e delegado da AGB na Conferência Nacional das Cidades. Convidados foram o Ivy Schipper | Integrava na época o Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território (LASTRO), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ e Rosalina Burgos Professora do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Tem experiência com o tema de urbanização e mundo do trabalho, com ênfase no processo de segregação socioespacial, nas transformações recentes das periferias urbanas e na formação de territórios urbanos.
-
Terça, 12/11, Às 19 horas. Mesa redonda sobre o Ensino libertário de Geografia, com o debatedor Fernando Zanardo Mestrando na Unicamp e professor de Geografia na rede municipal de São Paulo. Com os convidados Rodrigo Rosa da Silva |Técnico da área de Educação do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Tem experiência com os temas de anarquismo, pedagogia anarquista, sindicalismo, movimento operário, imprensa trabalhista e polícia política e Rodrigo Barchi, que era Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do curso de geografia da Universidade de Sorocaba. Tem experiência com os temas de ecologia, educação ambiental, políticas públicas em educação e meio ambiente, geopolítica, geografia geral e do Brasil e fundamentos e metodologia do ensino de geografia para ensino fundamental e médio, também o Alexsandro Aparecido Sgobin integrava o Grupo de Experimentações e Imagens do Laboratório de Estudos Audiovisuais (OLHO) da Faculdade de Educação da Unicamp.
-
Quarta, 13/11, Às 14 horas.Com a mesa redonda "O profissional geógrafo e a análise ambiental", debatedor: Saulo de Oliveira Folharini , convidados Selma Simões de Castro Professora titular do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, Renato Benito Felippe Jr. |que trabalhava com meio ambiente na Petrobrás e é diretor e sócio-fundador da Associação dos Profissionais Geógrafos no Estado de São Paulo (APROGEO).
-
Quarta, 13/11, às 19 horas. Mesa redonda com o tema "Geografia e planejamento urbano: possibilidades e limitações da atuação profissional", com a debatedora: Ana Paula Mestre, Doutoranda do programa de pós-graduação em Geografia da mesma instituição e convidados Renato Nunes Balbim |Tecnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Melissa Giacometti de Godoy que trabalhava com desenvolvimento regional na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Integra o Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental (LABOPLAN) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
-
Quinta, 14/11, Às 19 horas a Conferência de Encerramento com a Profª Drª Iná Elias de Castro | Professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-
Espaços de diálogos Geográfico: Os Espaços de Diálogo Geográfico ocorrerão na manhã de quinta-feira, 14 de novembro, entre as 9h e as 12h nas salas do prédio da Engenharia Básica/IG e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). O objetivo é que haja apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento, desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer instituição de ensino superior, permitindo a troca de resultados, experiências e indagações relacionadas às pesquisas com outros colegas. A apresentação dos trabalhos será oral e os autores poderão utilizar slides, posteres e lousa como recursos didáticos, embora a preferência seja de um diálogo direto. O tempo e a ordem de apresentação dos trabalhos serão decididos nos espaços de diálogo, mas as apresentações não devem exceder 15 minutos. Com Eixo 1 | Reflexões e práticas de ensino em Geografia | Local: Auditório Daniel Hogan (Engenharia Básica) Eixo 2 | O meio natural e a ação humana | Sala EB11 (Engenharia Básica) Eixo 3 | Geografia, cultura e comportamento | Sala EB03 (Engenharia Básica) Eixo 4 | Dinâmicas urbanas e populacionais | Sala EB16 (Engenharia Básica) Eixo 5 | Planejamento e usos do território no espaço urbano | Sala PE35 (Pós-FEEC) Eixo 6 | Políticas públicas e dinâmicas do espaço urbano | Sala PE37 (Pós-FEEC) Eixo 7 | Dinâmicas agrárias e fundiárias no Brasil | Sala FE21 (Graduação-FEEC) Eixo 8 | Compreendendo o território brasileiro: economia e informação | Sala FE22 (Graduação-FEEC).
-
Mini cursos: Políticas urbanas e o uso do território pelos pobres nas grandes cidades com Ana Paula Mestre, Helena Rizzatti Fonseca e Carlos Eduardo Nobre; Fronteira: espaço como (re)produção do conflito com Cintia dos Santos Pereira da Silva, Débora Assumpção e Lima, Mariana Traldi e Rodrigo Fernandes Silva; Jogos educativos no ensino dos biomas brasileiros com Denys Nunes, Gabriel Brasil, Giovanna Ermani, Jéssica Gomes de Jesus, Lucas Ferraz e Stéphanie Panutto; Climatologia: interpretação de imagens de satélite e análise sinótica prática com Douglas Cristino Leal; Geografia da Inovação: a compreensão dos Espaços de CT&I no Estado de São Paulo com Lucas Baldoni; Território, territorialização e territorialidade na perspectiva da Música Popular Brasileira com Lucas Labigalini Fuini; Tendências recentes do planejamento territorial brasileiro: grandes projetos urbanos e conflitos pelo uso do território com Eduardo Sombini; Aplicações geomorfológicas empregando dados LiDAR e SAR com Veraldo Liesenberg; Procedimento para aquisição de dados georreferenciados, em bancos de dados governamentais, para uso em mapeamento temático no ArcMap com Danilo Francisco Trovó Garófalo e Cassiano Gustavo Messia.
X Semana de Geografia (3 a 6 de novembro de 2015) Tema : "Universidade e Sociedade"
A semana de Geografia Unicamp é um evento científico organizado desde 2005 por estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia. Esse ano ocorre a X Semana de Geografia, que acontecerá entre os dias 03 e 06 de novembro com o tema "Universidade e Sociedade".
-
Terça, 3/11, Geografia Humana. Às 9 horas - Apresentação grupos de pesquisa.As 17 horas, Palestra com o professor Carlos Lobão (UNICAMP) sobre Movimento estudantil de 1964 a 1968.
-
Terça , 3/11, às 19 horas, Sociedade e Universidade com a mediação de Tereza Paes e convidados com Giovane Ramos (COLEMARX - FE/UFRJ), Joana Passos (UFSC) e Leda Gitahy (UNICAMP).
-
Quarta, 4/11, às 19 horas. Depósitos Antropogenicos VS. Antroposolo, mediação Alfredo Borges e convidados com Alex Peloggia (UnG) e Gustavo Valladares (UFPI)
-
Quinta, 5/11, às 19 horas. Geografia na Educação popular e suas diferentes linguagens, com mediação de Rafael Straforini (Unicamp), convidados Valéria Cazetta (USP), Nelson Rego (UFRGS) e Carolina Catini (UNICAMP).
-
Sexta, trabalho de campo Flaskô e ocupação SOMA - Sumaré , mediado por Vicente Eudes
-
mini cursos: Marcio Ornat (UEPG), sobre Gênero e Geografia; Beatriz Viseu (UNICAMP), sobre ARCGIS. Local: LEI/LAGEO e Wenceslao, sobre A imagem e suas geografias.
XI Semana de Geografia (13 a 17 de agosto de 2018) Tema: "Por uma geografia Mestiça: América Latina no séc. XXI"
A XI semana (13 a 17 de agosto de 2018) intitulada: “Por uma geografia mestiça: América Latina no século XXI” trouxe como proposta à abertura do pensamento das diferentes correntes teóricas iniciando o debate sobre o emaranhado de conflitos, contradições e valores pertinentes a nossa parte do continente. Para além, foi apontado também a mestiçagem étnica e cultural e o compromisso cidadão de uma Geografia transformadora, que se apresenta como uma plataforma para reflexão e debate.
Dentro dessa edição da Semana de Geografia foram levantados temas sobre a mídia, informação e território; reflexões sobre os recursos naturais e explorações dentro do contexto atual; como também foi abordado as resistências indígenas e quilombolas; e para finalizar, discussões de gênero, LGBTT e Feminismo foram temas que a semana abordou, temas tais que vêm sendo ameaçados frente ao atual momento de golpes e conservadorismo.