XI SEMANA DE
GEOGRAFIA
Logo produzido por:
Heitor Kazuo Ohira
A XI Semana de Geografia traz a identificação da necessidade do estudo de uma Geografia Mestiça para a América Latina. O tema levantado sobre a mestiçagem da geografia faz referência à abertura do pensamento das diferentes correntes teóricas dando conta do emaranhado de conflitos, contradições e valores pertinentes a nossa parte do continente, conforme apresentado pela Profa. Dra. Amália Lemos na última edição do Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL - 2017).
Apontando também para a mestiçagem étnica e cultural e o compromisso cidadão de uma Geografia transformadora, que se apresenta como uma plataforma para reflexão e debate.
Dentro da Semana de Geografia serão levantados os temas sobre a mídia, informação e território; reflexões sobre os recursos naturais e explorações dentro do contexto atual; também serão abordadas a resistência indígena e quilombola; e para finalizar, sobre como as discussões de gênero, LGBTT e Feminismo, temas tais que vêm sendo ameaçados frente ao atual momento de golpes e conservadorismo.
Levando em consideração os eventos anteriores e seus impactos na formação dos profissionais considera-se fundamental a retomada deste evento que há dois anos não é promovido. A Semana de Geografia é considerada pertinente pelo impacto e também pela oportunidade de apresentações e a partilha de trabalhos, pesquisas e debates entre alunos da universidade, pesquisadores, professores e demais pessoas que quiserem integrar e participar do evento.
UNICAMP
Por uma geografia mestiça:
América Latina
no séc. XXI
imagem : Cidade Planejada | artista Marina Camargo | 2014
FIQUE POR DENTRO
Realização .
Comissão Organizadora da XI Semana de Geografia da Unicamp:
Aline Oliveira (2013), Mayra Brasco (2013), Caio Gusmão (2014), Danilo Depieri (2014), Bismarc Texeira (2016), Vanessa da Silva (2016), Sainte Guerby (2016).
apoio.
Campinas
imagem fundo: The Invisible Architect, Juan Downey