Histórico da Semana

Conheça as programações das Semanas anteriores:

I Semana de Geografia da Unicamp (25 a 27 de outubro de 2005) — Outras geografias possíveis

As atividades ocorreram na sala MD-02, exceto a conferência do prof. Aziz, feita no Centro de Convenções. Os filmes foram exibidos em salas da EB e as discussões aconteceram no CACT.

Planejar inclui conhecimento amplo e diversidade do país “Planejar inclui arte e ciência: muita ciência e alguma arte. Para isso, o planejador precisa de método”, defendeu o geógrafo Aziz Ab’Saber em palestra realizada durante a “I Semana da Geografia”, evento organizado por estudantes do Instituto de Geociências da Unicamp (Campinas-SP). Leia mais.

II Semana de Geografia da Unicamp (24 a 26 de outubro de 2006) – Entre o espaço público e o privado

 

As atividades foram realizadas na sala MD-02, com exibição de filmes no CACT.

  • Terça, 24/10 – Às 9h30, o Prof. Dr. Alvaro Penteado Crósta, então diretor do IG, faz a abertura da semana, seguida, às 10h, pela palestra “Diretrizes geográficas para a análise do espaço público”, proferida pelo Prof. Dr. Marcio Antonio Cataia (IG); às 12h, exibição de filmes sobre o MST; às 14h, palestra com o tema “Uso do território pelos movimentos sociais”, feita pelo Prof. Dr. Bernardo Mançano Fernandes (Unesp-Presidente Prudente); às 19h, mesa-redonda sobre “Uso do território como resistência, com a Prof. Dra. Larissa Mies Bombardi (PUC-Campinas), Luis Henrique Leandro Ribeiro (IG) e Erlei Roberto de Melo, o Aliado G do grupo de hip-hop Faces da Morte.

  • Quarta, 25/10 – Às 9h30, palestra com o tema “O controle privado dos meios de comunicação e as mídias alternativas como movimento de contra racionalidade”, proferida pelo Prof. Dr. Antonio Martins; às 12h, exibição de filme sobre uma ocupação em Goiânia; às 14h, mesa-redonda sobre “Regulação: Uma análise da universalização dos serviços públicos no território” com o Prof. Dr. Ricardo Mendes Antas Jr. (UNIFIEO), Prof. Dr. Claudio Schuller Maciel (IE-Unicamp) e o Msc. Fábio Tozi (USP). Às 19h, no CACT, oficina “Manifestações artísticas no espaço público” com hip-hop, som, dança e grafite — um deles ainda permanece nas paredes da antiga sede do CACT.

 

III Semana de Geografia da Unicamp (16 a 18 de outubro de 2007) – Um projeto para o Brasil: o território em foco

Não encontramos informações

IV Semana de Geografia da Unicamp (20 a 23 de outubro de 2008) – Pensando a América Latina

América Latina é tema em Semana da Geografia da Unicamp. A América Latina está sob os olhares de geógrafos participantes da 4ª Semana da Geografia da Unicamp, que acontece até quinta-feira (23), no prédio da Engenharia Básica e no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. O objetivo do evento, de acordo com o graduando em geografia Fábio Rocha, é permitir uma análise crítica sobre o continente latino-americano a partir da opinião de várias vertentes da geografia. “O tema América Latina permite a integração de vários pontos de vista da geografia, seja da geografia humana, da geografia física e outras áreas”, explica.

V Semana de Geografia da Unicamp (13 a 16 de outubro de 2009) – A crise e o território em questão

As atividades foram realizadas na sala MD-02, no prédio da Engenharia Básica. Semana de Geografia debate crise econômica. Especialistas de todo o Brasil se reúnem no Instituto de Geociências (IG) da Unicamp até esta sexta-feira (16), para a 5ª edição da Semana de Geografia da Unicamp (Segeo), organizada pelo Centro Acadêmico de Geografia e Ciências da Terra (CACT). O evento tem como tema “A crise e o Território em Questão” e aborda as relações entre os problemas gerados pela crise econômica mundial, que teve seu ápice em 2008, e a questão territorial.

 

VI Semana de Geografia da Unicamp (18 a 21 de outubro de 2010) – Grandes projetos e planejamento territorial no Brasil contemporâneo

As atividades foram realizadas no auditório do Instituto de Economia (IE).

VII Semana de Geografia da Unicamp (17 a 22 de outubro de 2011) – Para onde vão nossas cidades?

VIII Semana de Geografia da Unicamp (24 a 28 de setembro de 2012) - Brasil, sexta economia do mundo: aonde queremos chegar?

  • Segunda, 24/9 — A abertura do evento, realizada no auditório da FEC, foi feito pelo Prof. Dr. Lindon Fonseca Matias, pelo Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves e pelo discente Luciano Pereira Duarte Silva. A conferência de abertura foi feita pelo Prof. Dr. Ricardo Antunes (IFCH/Unicamp) com o tema “A nova morfologia do trabalho: crise e alternativas”.

  • Terça, 25/9 — À tarde, a mesa-redonda “A cidade e seus usos atuais: da lógica corporativa às possibilidades de resistência” foi realizada no anfiteatro do IEL e teve como debatedor o estudante Eduardo Sombini. Participaram a jornalista Paula Ribas e a arquiteta Simone Ferreira Gatti. À noite, no mesmo local, na mesa-redonda “A política econômica dos recursos naturais do Brasil”, tivemos a participação dos professores doutores Oswaldo Sevá e Hildebrando Herrmann, com mediação do Prof. Dr. Carlos Alberto Lobão da Silveira Cunha, todos da Unicamp.

  • Quarta, 26/9 — À tarde, nas salas da Engenharia Básica, aconteceram as apresentações nos Espaços de Diálogo Geográfico. À noite, no auditório da DGA, ocorreu a mesa-redonda “Educação e Geografia na sexta potência mundial”, com mediação do Prof. Dr. Rafael Straforini (IG) e participação do Prof. Dr.Rosemberg Ferracini (UFFRJ) e da Profª Drª Núria Hanglei Cacete (USP).

  • Quinta, 27/9 — Às 14h, a mesa-redonda “O imperialismo brasileiro na América Latina”, com mediação do Prof. Dr. Vicente Eudes Lemos Alves (IG), teve a participação da Profª Drª Angelita Matos Souza e do Prof. Dr. Fabricio Gallo. Às 19h, a mesa-redonda “”O pensamento e a militância de Aziz Ab’Sáber: uma reflexão sobre o papel e os rumos da ciência no Brasil atual”,  mediada pela Profª Drª Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, então diretora do IG, reuniu os professores Archimedes Perez Filho e Rui Ribeiro de Campos. As atividades aconteceram no Auditório da FEC.

  • Sexta, 28/9 — No auditório da FEC, às 14h, a Profª Drª Maria Tereza Duarte Paes, então presidente da ANPEGE, coordenou a mesa-redonda “O Brasil no circuito turístico mundial”, que teve a participação dos professores doutores Marcelo Antonio Sotratti (UERJ) e Juleusa Maria Theodoro Turra (PUC-Campinas). No mesmo local, às 19h, o Prof. Dr. José Gilberto de Souza (Unesp-Rio Claro) proferiu a conferência de encerramento intitulada “Protagonismo internacional brasileiro e suas determinações territoriais: uma agenda de pesquisa geográfica”.

  • Minicursos — Foram realizados seis minicursos nas manhãs de terça (25/9) a quinta-feira (28/9). Na terça, ocorreram os minicursos “Federação e território usado: o sistema elétrico nacional e a renovação das materialidades”, com Ana Paula MestreMariana Traldi e Rodrigo Fernandes Silva, e “O tema ‘solos’ na disciplina de Geografia do Ensino Básico”, com Fernanda Aparecida Leonardi e Joseane Carina Borges de Carvalho. Na quarta, foi a vez dos minicursos “Estratégias de preservação ambiental: as unidades de conservação em Campinas”, com Mariana Ferreira Cisotto e Ângela Cruz Guirao; “Geografia Humanista e abordagem fenomenológica”, com Luiz Tiago de Paula e Priscila Marchiori Dal Gallo; e “As formas de comércio e o consumo na (re)produção da cidade contemporânea”, com Cláudio Ressurreição dos Santos. Na quinta, houve também o minicurso ” Geografia em campo: observação, entrevistas e observação participante”, com Tiago Rodrigues Santos.

  • Concurso fotográfico — A vencedora do 1º Concurso Fotográfico da Semana de Geografia da Unicamp, que homenageou o professor Aziz Ab’Sáber, falecido em março de 2012, foi a discente Cibele de Oliveira Lima.

IX Semana de Geografia da Unicamp (11 a 14 novembro de 2013) - Os desafios do fazer geográfico: entre teoria e prática.

Em busca de uma práxis geográfica. A constituição de uma prática verdadeiramente transformadora da realidade deve passar pela conciliação do método geográfico e da ação consequente dos geógrafos. Esse desafio imposto pela complexificação dos processos sociais no atual período é uma preocupação antiga, mas nunca superada, no campo de atuação da Geografia. Deve ser, portanto, objeto de discussão permanente dos estudantes e dos profissionais desta disciplina. Colocando essa importante questão em pauta, procuramos discutir também a atuação dos geógrafos ao lado dos movimentos sociais que perseguem a conquista do direito à cidade, e dos professores de Geografia preocupados com novas práticas educativas, bem como o rigor e a ética necessários aos estudos ambientais e ao planejamento urbano, em que a Geografia em muito contribui para avanços significativos.

A IX Semana de Geografia da Unicamp  faz o convite para este debate ainda tão necessário para a ciência geográfica.

  • Segunda, 11/11 - Às 19h, Conferência de abertura com o Prof. Dr. Ricardo Mendes Antas Jr.(USP) e + confraternização (CACT).

  • terça, 12/11, Às 14h , mesa-redonda: O trabalho do geógrafo e o direito à cidade. Como debatedor: Rogério Bezerra da Silva que foi secretário da AGB-Campinas (2006-2008) e é autor do livro “Pólo e Parque de Alta Tecnologia: O Mito de Campinas” (Editora RG, 2010), além de assessor do vereador Pedro Tourinho, em Campinas, e delegado da AGB na Conferência Nacional das Cidades. Convidados foram o Ivy Schipper | Integrava na época o  Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território (LASTRO), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ e Rosalina Burgos Professora do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Tem experiência com o tema de urbanização e mundo do trabalho, com ênfase no processo de segregação socioespacial, nas transformações recentes das periferias urbanas e na formação de territórios urbanos.

  • Terça, 12/11, Às 19 horas. Mesa redonda sobre o Ensino libertário de Geografia, com o debatedor Fernando Zanardo Mestrando na Unicamp e professor de Geografia na rede municipal de São Paulo. Com os convidados Rodrigo Rosa da Silva |Técnico da área de Educação do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Tem experiência com os temas de anarquismo, pedagogia anarquista, sindicalismo, movimento operário, imprensa trabalhista e polícia política e Rodrigo Barchi, que era Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas e coordenador do curso de geografia da Universidade de Sorocaba. Tem experiência com os temas de ecologia, educação ambiental, políticas públicas em educação e meio ambiente, geopolítica, geografia geral e do Brasil e fundamentos e metodologia do ensino de geografia para ensino fundamental e médio, também o Alexsandro Aparecido Sgobin integrava o Grupo de Experimentações e Imagens do Laboratório de Estudos Audiovisuais (OLHO) da Faculdade de Educação da Unicamp.

  • Quarta, 13/11, Às 14 horas.Com a mesa redonda "O profissional geógrafo e a análise ambiental", debatedor: Saulo de Oliveira Folharini , convidados Selma Simões de Castro Professora titular do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, Renato Benito Felippe Jr. |que trabalhava  com meio ambiente na Petrobrás e é diretor e sócio-fundador da Associação dos Profissionais Geógrafos no Estado de São Paulo (APROGEO).

  • Quarta, 13/11, às 19 horas. Mesa redonda com o tema "Geografia e planejamento urbano: possibilidades e limitações da atuação profissional", com a debatedora: Ana Paula Mestre, Doutoranda do programa de pós-graduação em Geografia da mesma instituição e convidados Renato Nunes Balbim |Tecnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e Melissa Giacometti de Godoy que trabalhava com desenvolvimento regional na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Integra o Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental (LABOPLAN) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

  • Quinta, 14/11, Às 19 horas a Conferência de Encerramento com a Profª Drª Iná Elias de Castro | Professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

  • Espaços de diálogos Geográfico: Os Espaços de Diálogo Geográfico ocorrerão na manhã de quinta-feira, 14 de novembro, entre as 9h e as 12h nas salas do prédio da Engenharia Básica/IG e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). O objetivo é que haja apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento, desenvolvidas por estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer instituição de ensino superior, permitindo a troca de resultados, experiências e indagações relacionadas às pesquisas com outros colegas. A apresentação dos trabalhos será oral e os autores poderão utilizar slides, posteres e lousa como recursos didáticos, embora a preferência seja de um diálogo direto. O tempo e a ordem de apresentação dos trabalhos serão decididos nos espaços de diálogo, mas as apresentações não devem exceder 15 minutos. Com Eixo 1 | Reflexões e práticas de ensino em Geografia | Local: Auditório Daniel Hogan (Engenharia Básica) Eixo 2 | O meio natural e a ação humana | Sala EB11 (Engenharia Básica) Eixo 3 | Geografia, cultura e comportamento | Sala EB03 (Engenharia Básica) Eixo 4 | Dinâmicas urbanas e populacionais | Sala EB16 (Engenharia Básica) Eixo 5 | Planejamento e usos do território no espaço urbano | Sala PE35 (Pós-FEEC) Eixo 6 | Políticas públicas e dinâmicas do espaço urbano | Sala PE37 (Pós-FEEC) Eixo 7 | Dinâmicas agrárias e fundiárias no Brasil | Sala FE21 (Graduação-FEEC) Eixo 8 | Compreendendo o território brasileiro: economia e informação | Sala FE22 (Graduação-FEEC).

  • Mini cursos:  Políticas urbanas e o uso do território pelos pobres nas grandes cidades com Ana Paula Mestre, Helena Rizzatti Fonseca e Carlos Eduardo Nobre; Fronteira: espaço como (re)produção do conflito com Cintia dos Santos Pereira da Silva, Débora Assumpção e Lima, Mariana Traldi e Rodrigo Fernandes Silva; Jogos educativos no ensino dos biomas brasileiros com Denys Nunes, Gabriel Brasil, Giovanna Ermani, Jéssica Gomes de Jesus, Lucas Ferraz e Stéphanie Panutto; Climatologia: interpretação de imagens de satélite e análise sinótica prática com Douglas Cristino Leal; Geografia da Inovação: a compreensão dos Espaços de CT&I no Estado de São Paulo com Lucas Baldoni; Território, territorialização e territorialidade na perspectiva da Música Popular Brasileira com Lucas Labigalini Fuini; Tendências recentes do planejamento territorial brasileiro: grandes projetos urbanos e conflitos pelo uso do território com Eduardo Sombini; Aplicações geomorfológicas empregando dados LiDAR e SAR com Veraldo Liesenberg; Procedimento para aquisição de dados georreferenciados, em bancos de dados governamentais, para uso em mapeamento temático no ArcMap com Danilo Francisco Trovó Garófalo e Cassiano Gustavo Messia.

 

X Semana de Geografia (3 a 6 de novembro de 2015) Tema : "Universidade e Sociedade"

A semana de Geografia Unicamp é um evento científico organizado desde 2005 por estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia. Esse ano ocorre a X Semana de Geografia, que acontecerá entre os dias 03 e 06 de novembro com o tema "Universidade e Sociedade". 

  • Terça, 3/11, Geografia Humana. Às 9 horas -  Apresentação grupos de pesquisa.As 17 horas, Palestra com o professor Carlos Lobão (UNICAMP) sobre Movimento estudantil de 1964 a 1968.

  • Terça , 3/11, às 19 horas, Sociedade e Universidade com a mediação de Tereza Paes e convidados  com Giovane Ramos (COLEMARX - FE/UFRJ), Joana Passos (UFSC) e Leda Gitahy (UNICAMP).

  • Quarta, 4/11, às 19 horas. Depósitos Antropogenicos VS. Antroposolo, mediação Alfredo Borges e convidados com Alex Peloggia (UnG) e Gustavo Valladares (UFPI)

  • Quinta, 5/11, às 19 horas. Geografia na Educação popular e suas diferentes linguagens, com mediação de Rafael Straforini (Unicamp), convidados  Valéria Cazetta (USP), Nelson Rego (UFRGS) e Carolina Catini (UNICAMP). 

  • Sexta, trabalho de campo Flaskô e ocupação SOMA - Sumaré , mediado por Vicente Eudes 

  • mini cursos: Marcio Ornat (UEPG), sobre Gênero e Geografia; Beatriz Viseu (UNICAMP), sobre ARCGIS. Local: LEI/LAGEO e  Wenceslao, sobre A imagem e suas geografias. 

imagem: Performance , Elvira Santamaria

© 2018 por Caio Gusmão Ferrer. Criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now