top of page

Pré-SEMANA

Logo produzido por: Rafael Sá

Convidados

Maria Adélia de Souza

(Professora Titular de Geografia Humana da USP)

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1962), Diploma de Estudos Superiores - DES em Ciências Econômicas, Politicas e Sociais pela Universidade de Paris (1966), com dissertação orientada por Celso Furtado; mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Geografia pela Universidade de Paris I (1975), com tese orientada por Michel Rochefort. Atualmente é professora titular de Geografia Humana da Universidade de São Paulo (aposentada) . Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria do Planejamento Urbano e Regional. Tem trabalhado nos últimos anos, principalmente, com os seguintes temas: epistemologia da geografia, planejamento urbano, cidadania, lugar e território usado. Possui título de Doutor Honoris Causa das universidades UVA - Universidade Vale do Acaraú de Sobral (Ceará) e UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca. É Catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon (França) e recebeu da Academia de Paris o I Premio Internacional da Francofonia, em Urbanismo. Tem livros publicados no Brasil e na França e elaborou as primeiras politicas urbanas do Brasil, da Região Sul do Brasil e do Estado de São Paulo. Tem elaborado propostas a candidatos a Prefeito da Cidade de São Paulo e a Governadores do Estado de São Paulo. Foi Pro-Reitora de Graduação da UNILA - Universidade da Integração Latino-americana e sua pesquisadora visitante.

Regina Célia Bega dos Santos (Professora Colaboradora no Departamento de Geografia)

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Geografia (Geografia Humana, 1983) e doutorado em Geografia (Geografia Humana, 1994) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Colaboradora no Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Orienta mestrado e doutorado com ênfase em Geografia Urbana, trabalhando principalmente com os seguintes temas: a cidade e o urbano, dinâmicas intra e interurbanas, estruturação e reestruturação do espaço urbano, movimentos socias, participação política, como também na área de ensino e aprendizagem.

Profa. Msc. Anniele F. de Freitas

(UFF-Campos dos Goytacazes)

Professora Substituta na Universidade Federal Fluminense na área de ensino de Geografia. Mestra em Geografia, com ênfase em ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especializada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores, em Educação Básica com ênfase em ensino de geografia. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Educação em Geografia, com ênfase em Geografia Escolar/Didática da Geografia e Formação de professores; atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de geografia, metodologia de ensino, tecnologias educacionais, formação de professores e cartografia escolar.

Prof. Msc. Alexsandro Sgobin

(Estuda Pedagogias Libertárias)

É bacharel/licenciado em Geografia e mestre em Educação, atuando como professor de Geografia em escolas da rede particular de Campinas. Atuou também como docente em escolas da rede pública estadual e municipal. Atualmente cursa o doutorado em Educação, trabalhando com imagens e educação em situação de aula, tendo como eixos principais a fotografia, o cinema e a pedagogia anarquista. Estudando imagens e percepção em relação com o “espaço de aprendizagem”, a partir da abordagem de memória em Henri Bergson, e da Diferença em Gilles Deleuze.

Prof. Msc. André Pasti

(Cotuca)

Doutorando em Geografia Humana na USP, mestre em Geografia pela Unicamp, graduado em Geografia (licenciatura) pela mesma Universidade. Professor do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), da Unicamp. Integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. É vice-diretor da Seção Campinas da Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), onde participa do Conselho Editorial do Boletim Campineiro de Geografia desde sua fundação. Suas pesquisas concentram-se na área de Geografia Humana, nos seguintes temas: círculos de informação, comunicação, urbanização, planejamento territorial, globalização, América Latina. 

Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade de Campinas (Unicamp). É licenciada e bacharela em Geografia também pela Unicamp. Foi bolsista de Iniciação à Docência do PIBID sub-projeto Geografia-Unicamp de 2011 a 2015 e bolsista de Iniciação Científica pela FAPESP entre outubro de 2015 e dezembro de 2016. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em ensino de geografia e currículo e participa do Grupo de Estudos "Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia".

Mestranda  Gabriela Fernandes Jordão

(APEGEO)

Mestranda Giovanna Ermani

(APEGEO)

Atualmente é mestranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade de Campinas (Unicamp). É licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi bolsista de iniciação científica de iniciação científica FAPESP (2014 a 2015) da Universidade Estadual de Campinas, na área de Geografia Humana com ênfase a temática de Ensino de Geografia e bolsista CAPES PIBID sub-projeto Geografia (2012 a 2014) na mesma instituição. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em ensino de geografia e currículo, e participante do Grupo de Estudos "Atelíê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia". 

Atualmente é mestranda Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade de Campinas (Unicamp). É formada em licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (CAPES - PIBID), sub-projeto Geografia, na mesma instituição. Foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq na área de Geografia Humana com ênfase em mapeamento geomorfológico na Universidade Estadual de Campinas. Participa do Grupo de Pesquisa "Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO)" e tem experiência em ensino de Geografia.

Mestranda Jéssica da Silva Rodrigues Cecim (APEGEO)

Profa. Msc. Stephanie Rodrigues Panutto

 ​(APEGEO)

Atualmente é professora na rede básica de ensino privada e estadual do estado de São Paulo. Leciona para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. É mestra pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade de Campinas (Unicamp). Licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi bolsista CNPq no mestrado e na iniciação científica PIBIC/CNPq da Universidade Estadual de Campinas, na área de Geografia Humana com ênfase a temática de Ensino de Geografia. Também foi bolsista CAPES/Pibid sub-projeto Geografia (2011 a 2013) na mesma instituição. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em ensino de geografia e currículo e participa do Grupo de Estudos "Atelíê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia" (Apegeo).

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Doutoranda pela Faculdade de Educação (Unicamp). Ingresso em 2013. Qualificação em maio de 2017. Atualmente é professora de geografia da Secretaria do Estado de São Paulo por meio de concurso público no cargo de PEB II efetiva. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, fotografias, imagens, experimentações pedagógicas, currículo, dicotomias geográficas nos livros didáticos.

Profa. Msc. Carina Merheb

(Doutoranda da FE Unicamp  e Professora de geografia da Secretaria do Estado de São Paulo)

Prof. Dr. Fábio Tozi

(UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)

Professor Adjunto no Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, UFMG. Possuo graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, em 2002), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestrado em Geografia (2005) pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP, em 2013). Realizei aperfeiçoamento em Doutorado em Geografia (Estágio Doutoral - PDEE/CAPES) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris (2011-2012) e Pós-Doutorado junto ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Programa de Pós-Doutorado Junior/CNPq, 2014-2016). Possuo experiência na área de Geografia Humana (Geografia Urbana, Geografia Política e Geografia Econômica), experiência profissional em planejamento urbano e territorial, como pesquisador e em docência no ensino superior.

Profa. Dra. Silvana Silva

(UFF - Universidade Federal Fluminense)

Possui graduação em Geografia (2004) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestrado e doutorado pela mesma Universidade (2012). Foi pesquisadora visitante da Universidade Complutense de Madrid (2009 - 2010). Atualmente é docente dos cursos de Graduação em Geografia, Mestrados em Geografia e do Mestrado em Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Ambiente na Universidade Federal Fluminense - UFF/Campos. Coordena o Grupo de Pesquisa Território e Cidades - TeCidades. Tem experiência na área de Geografia Humana, desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: 1. Geografia Urbana: espaço urbano, economia urbana e segregação e 2. Geografia Política: território e poder.

Convidados

mesa abertura

Profa. Dra. Maria Tereza Duarte Paes

(Unicamp - Universidade Estadual de Campinas)

Geógrafa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999). É professora da Universidade Estadual de Campinas desde 1994 (no Departamento de Sociologia/IFCH) e, a partir de 1999, no Departamento de Geografia/IG. Em 2007 realizou Pós-Doutorado em Geografia, com bolsa da CAPES, na Université de Pau et des Pays de LAdour, na França, no Laboratoire Société Environnement Territoire (IRSAM/SET). Atua nas áreas de pesquisa sobre patrimônio cultural, turismo e meio ambiente urbano, e coordena o Grupo de Pesquisa "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural". Membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) pela Geografia/Unicamp (2008-2010 e 2017-atual), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/Unicamp, 2008-2010) e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE, 2011-2014). É membro da Rede Franco-Brasileira de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas (TP3 - https://redetp3.hypotheses.org/) e pesquisadora do CNPq - PQ 2008.

Engenheiro Agrônomo formado pela UFRRJ (1981), mestre em Ciências Agrárias pela Unesp de Botucatu (1985) e doutor em Economia pela Unicamp (1993). É Professor Titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Foi Superintendente de Planejamento Operacional da FINEP no período 2001-2003 e Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp de 2010 a 2013. Fez pós-doutoramento no Manchester Institute of Innovation Research. Na Unicamp destaca-se como ganhador por três vezes do Prêmio Zeferino Vaz (1998, 2001 e 2009), em reconhecimento pelo desempenho acadêmico. Atualmente é Diretor do Instituto de Geociências da Unicamp, coordenador de avaliação de programas da FAPESP e Coordenador do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do setor Sucroenergético. Fundador, em 1985, do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação - GEOPI. Tem como linhas de pesquisa a economia, o planejamento e a gestão de ciência, tecnologia e inovação. 

Prof. Dr. Sergio Luis Salles Monteiro Filho, diretor do IG

(Unicamp - Universidade Estadual de Campinas)

Prof. Dr. Márcio Cataia, diretor associado do IG

(Unicamp - Universidade Estadual de Campinas)

Licenciado em geografia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1993); Doutor em Ciências (Geografia Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) com estágio na Université Paris I - Panthéon-Sorbonne (1997/1998) e Pós-doutorado pela Université Paris III - IHEAL, Institut des Hautes Études de lAmerique Latine (2012-2013). Atualmente é professor no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pesquisador II do CNPq. Experiência em Geografia Humana, atua em duas linhas de pesquisa: a) Território e federação (reflete sobre os pactos territoriais que fundam o poder político do Estado) e; b) As dinâmicas econômicas dos lugares (objetiva compreender os nexos entre os dois circuitos das economia urbana e os circuitos espaciais produtivos). Disciplinas oferecidas na graduação: Geografia Política e Geografia Econômica. Disciplina oferecida na pós-graduação: Uso do território e federação.

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992), concluiu o Mestrado em Geociências (Geologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e o doutorado em Geociências (Geologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente (a partir de 2003) é Professor Doutor (MS-3, Nível 2) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Coordenador de Graduação (cursos de Geologia e Geografia) do Instituto de Geociências desta Universidade. Sua trajetória na instituição inclui Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências (2009-2013), Coordenador de Graduação dos cursos de Geologia e Geografia (2013-2015), Coordenador Associado de Graduação dos cursos de Geologia e Geografia (2015-2017), e membro do Conselho Superior do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da UNICAMP (2009-2013). Leciona disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas com Geoquímica, Mineralogia, Geologia Geral e Geologia de Campo. Na pesquisa, tem atuado nos últimos anos especialmente em temas ligados à biogeoquímica ambiental costeira e urbana, e impactos ligados a atividades de mineração (sedimento, solo, água, biota e atmosfera). É coordenador do Laboratório de Análise Ambiental do Instituto de Geociências da UNICAMP e membro dos grupos de pesquisa Geoquímica Ambiental e Analítica, e Geodinâmica Externa e Meio Ambiente (GEMA). É revisor de vários periódicos científicos internacionais e nacionais, e atua como assessor científico de várias agências de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão (CNPq, CAPES, FAPESP e FAEPEX-UNICAMP). Em 2017 recebeu da UNICAMP o prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" . (Fonte: Currículo Lattes)

Prof. Dr. Wanilson Luiz Silva,

coordenador de graduação do IG

(Unicamp - Universidade Estadual de Campinas)

Profa. Dra. Adriana Maria Bernardes da Silva,

coordenadora associada de graduação do IG

(Unicamp - Universidade Estadual de Campinas)

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1991), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2002). É Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, desde 2003. É pesquisadora do CNPq (II) desde 2005. Coordenadora de Graduação do Instituto de Geociências da Unicamp (2011-2013) e Coordenadora Associada de Graduação do Instituto de Geociências da Unicamp (2009 - 2011; 2017 - 2019). Foi Editora do Boletim Campineiro de Geografia (2011-2013). Coordena o Grupo de Pesquisa "Círculos de Informações, Urbanização e Território" vinculado ao Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN-IG-UNICAMP) desde 2008. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização brasileira, metropolização, redes de informações e usos do território e planejamento urbano-regional.

Convidados

mediadores

Bacharel (2012) e Licenciado (2013) em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição e integrante do grupo de pesquisa Ateliê de Pesquisas e Práticas no Ensino de Geografia (APEGEO), sob orientação do Prof. Dr. Rafael Straforini. É secretário da AGB-Seção Campinas e membro do conselho editorial do Boletim Campineiro de Geografia (ISSN 2236-3637). Foi secretário da diretoria da ANPEGE na gestão 2011-2013.

Possui Doutorado (2014) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, onde também cursou a Graduação (2006 - Licenciatura e Bacharelado) e o Mestrado em Geografia (2010). Atualmente é Professora Doutora (MS-3.1) do Departamento de Geografia, no Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, trabalhando principalmente com os seguintes temas de pesquisa: novas tecnologias e linguagens no ensino de geografia e educação cartográfica.

Profa. Dra. Tania Seneme do Canto

(Unicamp - Universidade Estadual de Campinas)

Doutoranda em Geografia pelo Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora das disciplinas de Planejamento Urbano, Planejamento Regional e Atelier Integrado de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) no curso de Arquitetura e Urbanismo. Mestra em Geografia pelo Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a defesa da dissertação intitulada "O RECENTE PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE CAMPINAS-SP (1990-2014): AS OCUPAÇÕES URBANAS - UM ESTUDO DOS USOS DO TERRITÓRIO DA REGIÃO SUL" que foi indicada para prêmio de melhor dissertação em Geografia Humana no país no ano de 2014. Área especializada: Geografia Humana, Geografia Urbana, Planejamento Territorial

Gustavo Henrique Beraldino Teramatsu

Helena Rizzatti Fonseca

imagem: Sem título. Estudo para não atravessar a ponte antes de chegar ao rio, Francis Alÿs, 2008

bottom of page